17.1.11

INHAME OU CARÁ?

INHAME? CARÁ?

Procurando por receitas com inhame me deparei com uma cruel dúvida:Quem é quem?
Cará ou inhame?
Meu guru "Google" me alertou que não somente eu, mas muitas pessoas, sofrem com a angústia dessa dúvida.
Um é esbelto,alto e careca e o outro é baixinho , gordo e cabeludo.Ai meu Deus!!!!
Optei pelo baixinho cabeludo e gordinho que é o que traz mais benefícios para a saúde sendo ele o INHAME.
Não que o CARÁ seja ruim, muito pelo contrário, ele além de parecer mais com a prima batata-doce, é mais saboroso em relação ao primo inhame.
Vai aqui os benefícios do INHAME:

DENGUE - Infecção virótica que faz doer o corpo inteiro, especialmente as juntas, e dá muita febre; deixa a pessoa fora de combate por algum tempo, mas raramente mata. É transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e A. albopictus, que se infectam sugando sangue de algum humano ou macaco infectado nos três primeiros dias da febre. Depois de 8 a 11 dias de incubação, o mosquito começa a transmitir vírus infectantes a humanos e macacos - eles saem nas minúsculas gotinhas de saliva que o mosquito usa como anticoagulante durante a picada. Atualmente se diz que há quatro variedades de dengue; quem teve uma pode ter as outras três.

O TRATAMENTO MÉDICO- é paliativo - descanso, muita água, banhos mornos, compressas de batata crua ou tofu na cabeça para puxar o calor.

O TRATAMENTO NATURAL - é comer inhame. Comer inhame em vez de batata, duas ou três vezes por semana, previne contra dengue. Em situações de epidemia, comer um inhame por dia é mais que bastante - em sopa, purê, ensopadinho, pastinha com alho.

Mesmo já estando com dengue, comer inhame - ou tomar o elixir de inhame, vendido em qualquer farmácia - costuma acelerar muito a recuperação. Também é importante usar o inhame depois da dengue, para eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.

O INHAME LIMPA O SANGUE - É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO - Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA - A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA - e tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fito estrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO - Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer, mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

A FOLHA PARECE COM A TAIOBA - É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.

OS OUTROS NOMES DO INHAME - Em latim é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.

EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO: furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

EMPLASTRO DE INHAME - Descasque e rale na parte mais fina do ralador uma quantidade de inhame suficiente para cobrir a área afetada. Rale também um pouquinho de gengibre com casca, dez por cento do volume do inhame. Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga. A pasta deve ficar bem molhada, senão diminui o efeito. Aplique sobre a região, cubra com gaze ou outro paninho fino, nunca com plástico (evite também cobrir com roupas de material sintético). Em duas ou três horas o emplastro estará seco; retire, ajudando com água morna se for necessário. Repita duas vezes ao dia.



Neste site PORTAL SÃO FRANCISCO vi que é o contrário do que postei.


Oh, dúvida cruel!!!!!!!

7 comentários:

Maria Luiza Pereira disse...

ah!!!!
Inhame é o que eu compro aqui!
valeu pelas informormações!
bjs e saudades!

Tina disse...

Oiê!!!
Lendo sua postagem vi o porque que a minhaginecologista me mandou comer inhame...não gosto muito não, mas... ela disse que come até no café da manhã...mas não deu...quase que nem nas refeições rsrsrs
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

Maria Luiza Pereira disse...

Gostou amiga!!!
Não podia te decepcionar!rs
E tenho um tanto de coisa pra contar, mas é muita coisa....
Vou te deixar curiosa, só um pouco, depois conto!!!

bjs

Euza disse...

Adorei saber mais sobre cará e inhame.
Não costume comer nem um, vou usar mais nas nossas refeições.
Bjs

Unknown disse...


Olá!Seu nome é Maria Luiza?
Só podia transmitir coisa boa!!!
nome da minha netinha de 5 meses!!!
Adorei saber do inhame, só sabia que era bom pra sífilis e para o sangue...sobre a dengue eu não sabia!Vou ensinar pra minha mãe por conta do meu sobrinho que saiu do CTI onem por causa da dengue!
Obrigada, adorei!!!!!!!

Fabiana Oliveira disse...

Foi otimo ler seu post! Estava com muita dúvida e seus comentários foram esclarecedores! Muita gente acha que cara e inhame é a mesma coisa, inclusive no sacolão. Obrigada!

Fabiana Oliveira disse...

Olá! Achei ótimo ler seu post! Eu tinha muita dúvida sobre a diferença entre cará e inhame...e muita gente acha que é a mesma coisa, inclusive nutricionistas. Obrigada!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...