3.2.11

PIMENTA ROSA

Quando é para ir ao Mercado Central ,vou toda feliz e faço a festa.
Desta vez a festa foi regada á pimentas:Pimenta biquinho,uma amarela que arde pra dedéu e a pimenta cor de rosa.
Acho-a linda demais da conta,parece uma jóia de coral,um badulaque que pende em cachinhos, um luxo!
Além de bonita é gostosa, deixa um sabor suave, delicado e não é ardida.
Mas quem disse que é pimenta?Nananinanão!!!!





Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta.
Trata-se da fruta (de tamanho semelhante ao da pimenta-do-reino) da aroeira (Schinus molle) que, apesar do aroma de pimenta, apresenta sabor levemente adocicado e ardência bem delicada (quase imperceptível).

Há outra variedade de aroeira, conhecida como aroeira-de-capoeira ou aroeira-vermelha (Schinus terebinthifollus) que também produz a pimenta-rosa. Deve-se tomar cuidado pois algumas variedades, como a aroeira-brava, causam alergia e urticária.

A aroeira é nativa da América do Sul e seus frutos são comuns na cozinha francesa, daí ser conhecida como poivre rose (pimenta-rosa em francês).

Só há pouco tempo passou a fazer parte da culinária brasileira, que até então exportava a pimenta-rosa para a Europa e depois importava. Pela baixa ardência não é usada como condimento e sim como elemento de decoração. Por outro lado, dá um sabor especial na preparação, pois quando as sementes são mastigadas nota-se a suave ardência.
Como comprar e onde armazenar:
Quando fresca e bem conservada, a pimenta-rosa apresenta uma película fina e delicada de cor avermelhada ou rosada, de textura quebradiça que envolve uma semente escura de sabor levemente adocicado e pouca ardência. Evite as pimentas em que as películas estejam soltas, com a cor rosa desbotada e cheiro de mofo. A melhor maneira de armazená-la é em recipientes herméticos, secos e limpos. Evite deixá-los expostos à luz e em ambientes úmidos.
Como usar:
A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada, de maneira especial, em molhos para medalhões de filé mignon grelhado, mas também fica muito bom com filé de frango e de peixe e no camarão. Sorvetes de frutas, musses, crêpes e saladas (doces e salgadas) ganham mais cor e sabor com a pimenta-rosa adicionada no momento de servir. Experimente servir queijo-de-minas fresco ou queijo de cabra fresco temperado com azeite de oliva, ervas frescas e pimenta-rosa.

Fiquei sabendo disso aqui ó:TUTOMANIA

8 comentários:

cris disse...

Hummmmmmmm, delícia!
Agora minha dica:

experimente fazer uma caipirinha com saquê, tangerina e pimenta rosa!

Vivi... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivi... disse...

Oi Rose!!!
Passeando pela net encontrei você, e simplesmente me encantei com seu blog, mas sobretudo com você, por quê??? Por que temos o mesmo amor e encanto pela natureza, em especial pelos pássaros e pelas joaninhas, além é claro de sermos conterrâneas!!! Faz 11 anos que moro na Bahia, mas a minha paixão mesmo é a minha terrinha linda essas Minas Gerais, tão bela e tão cheia de encantos...todos os dias sonho com o dia em que voltarei pra minha Minas, enquanto isso não acontece fico muito feliz quando encontro pessoinhas lindas daí pela internet a fora!!!
Parabéns pelo lindo blog, pelo maravilhoso quintal, ai que saudades de ter uma horta, mas a terra aqui não é tão fértil, é muito arenosa...obrigada por nos presentear com tão lindas imagens!!!

Já sou seguidora e te espero lá nos meus bloguinhos!!!

Um ótimo final de semana!!!
bjs

Vivi

Tânia Defensora disse...

Oi Rose!
Também estou com saudades daqui, mas estou com tendinite.
Estou atualizando meu blog só uma vez por semana e navegando muito pouco.
Gostei das informações sobre a pimenta.
Bjus

Carla disse...

Pimenta é tudibom!
Lucca adora... tudo tem que ter uma pimentinha...rs
Acabei de ver seu comentário lá no Maçã e... é claro que eu topo!
Vc me mantém informada?
Bjocas envenenadas e ótimo findi!

La sonrisa de Hiperion disse...

Como siempre amiga, un placer haber pasado por tu espacio

Saludos y un abrazo.

Fernando Santos (Chana) disse...

Belas fotos e informação sobre a Pimenta Rosa...Espectacular....
Nota: Não conhecia....
Beijos

remall disse...

aroeira, aroeira, bom demais para quem não tem coceira.
é assim que costumamos brincar lá na minha roça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...